Líder X Chefe: você sabe quais são as diferenças?

Líder X ChefeVocê sabe a diferença entre os dois?

Normalmente, as pessoas não sabem. Isso acontece, pois estão com as cabeças fechadas por conta do que é vivido e imposto. Asseguro que, caso soubessem, muitos não estariam nas condições que estão e não aceitariam passar pelo que passam.

Chefe é o que a maioria de nós tem. É aquele que recebe ordens e dá ordens. O cargo dele foi atribuído com base em normas institucionais ou organizacionais. É a mais pura expressão de ordem social que define diferenças de status e, por conseguinte, de poder e autoridade dentro do grupo.

A liderança é algo maior que a “chefia”. O líder é aquele que tenta sempre manter a equipe motivada, trabalha junto com o grupo, que busca sempre aprender, melhorar e passar adiante o seu aprendizado. Ele se preocupa com as pessoas e com o desenvolvimento delas, sabe dar feedbacks construtivos e, em conjunto, te ajuda a melhorar como profissional e, muitas vezes, pessoalmente também. Para ele, você não é só um número, tenha certeza disso.

Às vezes, temos a sorte de ter um chefe-líder, mas isso é muito raro. Normalmente isso acontece fora do mercado tradicional, quando a pessoa está no outro lado do quadrante. Mas por quê? Simples: o seu chefe pode ser um líder, mas se tiver alguém acima dele, e esse alguém não for um líder, o seu chefe terá que obedecer a ordens, e você voltará a ser visto como um número.

O mais importante a respeito de um líder é o seguinte: o verdadeiro líder é aquele que lidera pelo EXEMPLO. Ele busca seu desenvolvimento pessoal e profissional e as pessoas o colocam naquela posição. Para elas, aquela pessoa é um exemplo a ser seguido e é o que passam a fazer.

Dentro das empresas, isso assusta muita gente, principalmente se você for um líder e tem um chefe, ou vários chefes. Eles têm medo de você, do que você é capaz de fazer, porque dentro do sistema tradicional, o seu chefe tem medo que você puxe o tapete dele. Mas, sendo um líder, não é isso que você busca. Sim, você quer ser reconhecido, mas o líder não puxa tapete. Se, por acaso, seu chefe for mandado embora e você assumir o cargo dele, foi porque ele escorregou no próprio tapete.

Portanto, não seja ganancioso. É importante sermos ambiciosos, termos objetivos, pensarmos grande. Mas nunca esqueça que você não está sozinho nesse mundo e que, sendo uma pessoa melhor a cada dia, o seu exemplo servirá para que outras pessoas se inspirem. Quem sabe, aos poucos, com a mudança das pessoas, o mundo não mude?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  1. Estou trabalhando na ateliware desde maio desse ano.
    A empresa tem 6 (isso mesmo 6) donos.
    Trabalhamos com software e ninguém lá fica parado.
    Nos nossos cartões de visita não existe cargo, a empresa trabalha como uma só. Todos os sócios são programadores também, atendem demandas e muitos servem como contato comercial com o cliente.
    Já somos muitos, mas uma certeza eu tenho, sem nossos 6 líderes, colegas e amigos, a empresa nunca sairia do lugar.
    (Amigos pois conheço alguns deles a mais de 6 anos, tudo maluco!)

    • Oi, Roger!

      A forma de trabalho de vocês pode ser vista como tendência, ou também pelo fato da empresa ser considerada pequena. De qualquer maneira, a forma de pensar e se comunicar com os clientes já é um grande diferencial!

      Parabéns e continuem com esse espirito que irão longe!

      Abraço!

  2. Tanto acredito k se as pessoas tivesem essa informacao e pautassem por ser lideres e nao chefes, julgo k o ambiente do trabalho organizacional seria melhor, uma vez k esse assume o papel importante no alcance dos objectivos organizacionais…